sexta-feira, 30 de abril de 2010

ATIVIDADE 1


1- Na verdade, a busca incessante pela beleza traz grandes vantagens para indústria, que vende seus produtos muitas vezes por preços absurdos. Diante dessa circunstancia, será que você, como adolescente, é responsável pela sua identidade corporal, ou é influenciado pela mídia?

Todo jovem é influenciado pela mídia, as vezes não pela moda em si mas sempre são influenciados. Aqueles jovens que dizem que não sofrem com essa influencia, são influenciados pela parte da população que é contra a mídia e que por acaso divulga suas idéias pela internet, que por sua vez é uma forma de mídia. Os adultos, pessoas de idade, e até mesmo velhos, também são influenciados pela mídia. Se não fossem, as donas de casa até hoje usariam o mesmo tipo de roupa, os trabalhadores, o mesmo uniforme de sempre, e assim por diante. Todos são influenciados pela mídia e por consequência, eu também, mas, tal influencia não resulta necessariamente em um tipo específico de pessoa, um robô criado pela TV e seus seres. Todo ser humano é resultado da interação do meio com o ser, e o ser é o único e existente, sendo assim o não ser não existe, o não ser é a falta do ser. A identidade corporal não é e nunca será uma verdade absoluta porque existem três visões diferentes de um mesmo ser: a identidade que o ser pensa ser, a identidade que a sociedade critica vê, e o ser em sua essência.

2- Comente o texto de Carlos Drumonnd de Andrade:

“(...) Estou, estou na moda. É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado. Onde terei jogado fora meu gosto e capacidade de escolher, minhas idiossincrasias tão pessoais? Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem. Já não me convém o titulo de homem. Eu sou a coisa, coisamente.”
Carlos Drummond de Andrade

O texto fala de como o jovem perdeu a vontade em escolher roupas, em escolher o que usar, o que falar, o que chingar. Revela claramente uma visão de quem acha triste a questão de influencias a ponto de usar de sarcasmo em sua obra.

3- Existem formas de não ser influenciado pela mídia e moda?

Não ser influenciado pela moda é possível, quando a palavra moda significa usar o que a maioria usa, ou o que a maioria gosta, é possível fugir disso usando apenas o que você gosta. Infelizmente é impossível fugir da mídia pois tudo o que usamos tem como meio de divulgação a propaganda. É possível fugir da moda, mas nunca da mídia.

4- Pesquise uma marca (vestuário ou alimento ou cosmético...) e descreva sobre ele.(no sentido da origem, multinacional, concorrência, aspectos sociais, políticos, etc)

kichute era a marca de um tênis brasileiro que fez muito sucesso na década de 70 e 80, seu ápice foi nos anos de 78 até 85. por ser um tênis brasileiro, seus impostos eram todos para o Brasil, os trabalhadores eram brasileiros que ganhavam o dinheiro aqui, gastavam aqui e assim a economia girava mais internamente. Depois de 85 com a entrada de marcas estrangeiras a marca faliu e fechou.

Nenhum comentário: